ARQUIVO




Para ver as imagens com mais detalhes, clique em cima da Foto

O que o Portal do poço precisa é uma infra estrutura para que se possa valorizar ainda mais o que a própria natureza já premiou com seus encantos. Vista do arco íris no Portal do Poço

Imagem de Satélite do Portal do Poço







Seja dia ou ao anoitecer o Portal do Poço nos envolve com suas cores fantásticas.

 




Modelo da Associação:


A Sociedade Organizada do Portal do Poço apresenta o seu projeto para sua Comunidade, que pretende ser uma Referencia como Modelo de Associação Comunitária.

Para dar início as atividades da CAPP – Comunidade Associada Portal do Poço estamos apresentando nosso projeto de atividades e o formato de nossa Associação.

O formato da Associação deve ser como Oscip;

A entidade vai captar recursos, promovendo cursos, oficinas produtivas e profissionalizantes, eventos, oferecendo serviços e produtos;

Oficinas, Produtos e Serviços


- Confecções: camisetas e camisas de malha, bermudas, roupas de banho;

- Serigrafia: Estamparia;


- Inclusão Digital: LanHouse, Cursos de Informática e Bireaut de Serviços;


- Fabricação, comercialização e distribuição de produtos alimentícios;


- Aproveitamento e criação de produtos recicláveis;


- CAPP Micro Crédito: linha de financiamento para pequenos negócios;


- Eventos: criação de um Calendário de eventos anuais no Portal;


- Arte, Cultura e Esportes: Oficinas, Eventos, Exposições e Campeonatos;


- Segurança: criação de um sistema 24 horas de segurança motorizada com contato direto com a polícia militar, com alarmes e câmeras em locais estratégicos do bairro;


- Comunicação: Edição de um jornal informativo, uma rádio FM comunitária, uma Difusora com distribuição de caixas acústicas em postes nas ruas, Site na Internet;


Evento Inicial





Para iniciar as atividades da CAPP, captar recursos para a entidade vamos promover um evento que será: A Primeira Feira Sócio Cultural Portal do Poço, em um local a ser divulgado posteriormente, que terá shows diversos, palestras, feirinha típica, barracas de lanches e bebidas, gincanas e disputas premiadas, com tendas e barracas para os moradores locais expor e vender seus produtos e serviços.





Para tanto estamos convidando possíveis sócios investidores que de uma forma ou de outra possam alavancar incentivos para tornar real o projeto.

 

Seja você mais um Sócio Investidor e Pioneiro do CAPP – a Comunidade Associada do Portal do Poço, uma referencia de Qualidade.



Fred William de Brito Dutra
Coordenação Geral



Nossa Marca


Criação e Design: Fred William (Mago William)

CAPP – Comunidade Associada Portal do Poço

A letra C de Comunidade é representada dentro do triangulo laranja;
A letra A é representada por Triângulos que simbolizam a integração e o direcionamento social em comunidade apontando em todas as direções;
A letra P de Portal do Poço esta representada no centro do circulo e pode ser notada em branco e a outra em azul;
As cores são representadas da mesma forma que nossa Bandeira Brasileira para dar a impressão de integração Nacional, de relação com o todo.
Respeitar e Promover a nossa Marca é antes de tudo, dar a verdadeira importância ao lugar que escolhemos para erguer o nosso castelo e defender o seu desenvolvimento.



Fred William de Brito Dutra
Coordenação Geral



Metas Prioritárias


Prioridades CAPP:


Infra Estrutura do Portal do Poço que consiste em:


Implantação de sistema de drenagem da água das chuvas pela Prefeitura, ação que deve ser movida em conjunto com a Administração Pública;

Pavimentação das principais ruas e terraplanagem de todas as outras;

Construção de uma quadra, uma praça Poli-esportiva e um campinho de futebol – dessa forma a CAPP poderá promover a inclusão social e a educação por meio de eventos e cursos esportivos.

Construção da sede em local definitivo com projeto que possa ter espaço para todas as atividades da CAPP. O prédio deverá ser construído junto aos aparelhos esportivos, ou seja: quadra campinho e praça poli-esportiva. Sugestão:área em frente a caixa de água da Cagepa.

Sistema de Segurança Alternativa (SSA), que consiste em uma ronda 24 horas com 04 motoqueiros e comunicação direta via celular a cobrar com a comunidade e com a Polícia Militar da área;

Sistema de Comunicação:

Informativo impresso= Portal Informa, com colunas de interesse público;

Site na internet= todas as informações reivindicações e serviços CAPP disponíveis a todos;

Rádio FM Comunitária= Portal do Som FM;

Difusora do Portal= caixas acuústicas em postes para dar informações de importancia social além de uma programação musical e cultural;

Programa de inclusão Digital:

Lanhouse,

Escritório virtual,

Serviços de informática,

Cursos de informática,

Criação de acesso a internet via rádio para a comunidade do portal e outras vizinhas

6) Construir um Portal de entrada na Comunidade para atrair a atenção de Turistas e Investidores Imobiliários;


A CAPP deve ter o apoio dos Governos Municipais, Estaduais e Federais bem como a orientação do SEBRAE e o apoio financeiro do BNB, BB, entre outros incentivos financeiros de entidades nacionais e internacionais para implantação de seus aparelhos de apoio comunitário.


PERFIL SOCIAL DO PORTAL DO POÇO

A Comunidade do Portal do Poço é formada por moradores de todos os Níveis Sociais e Econômicos, sendo os mais antigos com mais de vinte anos de moradia na localidade, formada de pessoas humildes e em sua maioria provenientes de cidades do interior do Estado.

Os moradores mais recentes com menos de dez anos no local, são pessoas de um nível social mais elevado e que investem em qualidade de vida, construindo no Portal do Poço suas residências para habitar e desfrutar das belezas e da tranqüilidade natural oferecida.

Hoje já se pode notar um novo perfil de construções e de investidores comerciais que instalam suas empresas na localidade, percebendo a meia distancia entre a cidade de Cabedelo e a Capital João Pessoa pois o portal fica localizado entre os quilômetros 7 e 8 da Br. 230, principal via de acesso a cidade de Cabedelo.

Assim sendo, é viável que se faça agora um projeto de infra-estrutura no local, visando o crescimento acelerado da comunidade e os investimentos, que vão com certeza ocorrer, quando este projeto estrutural estiver concretizado.

Hoje, pela atual situação do bairro, que ainda não tem nenhuma rua calçada, fica fácil a implantação de um sistema de Drenagem das águas Pluviais, principal problema do local, já que se ficam quatro meses do ano com todas as ruas intransitáveis causando prejuízos enormes a todos de todos os níveis.

Hoje o Portal não pode oferecer muito ao Município em termos de arrecadação de impostos, pelo fato de que o problema das águas inibe maiores investimentos comerciais e imobiliários, mas com uma infra-estrutura descente, com certeza em menos de 5 anos seremos uma referencia em todos os sentidos inclusive na atração turística, pois existem projetos desenvolvidos por Artistas e Pensadores da Comunidade que vão tornar o Portal do Poço uma referencia para a visitação dos que passeiam por Cabedelo a procura de pontos Turísticos e Eventos Interessantes.

Investir em infra-estrutura básica é meta do Governo Federal e de todo administrador com visão de melhoria social.



4º CONFERENCIA NACIONAL DAS CIDADES
CONFERENCIA REGIONAL DAS CIDADES
MUNICÍPIOS PARTICIPANTES:

LUCENA E CABEDELO

Saneamento;
Drenagem de águas Pluviais;
Qualidade e Infra Estrutura básica para os moradores de programas do PAC e Minha Casa Minha Vida como:
- Galpões de Reciclagem e aproveitamento dos materiais para artesanato;
- Aproveitamento das potencialidades locais, no caso da Vila Feliz com relação as lagoas que podem ser implantados projetos de criação de peixes, pesque e pague; escolinha de canoagem entre outros;
- Criação de oficinas para cursos profissionalizantes;
Todos esses problemas, entre outros, e as devidas sugestões para soluciona-los vão ser apresentadas na próxima conferencia e também encaminhadas para a prefeitura municipal de Cabedelo





Suplentes de Vereadores deram sua contribuição para elaboração de algumas propostas polêmicas, tais como a Remuneração de membros dos conselhos a exemplo dos Conselho tutelar, proposta que foi rejeitada pela maioria da plenária.

Sugestões sobre a organização das comissões temáticas foram apresentadas.

Presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina fez resalvas de apoio as observações do Suplente do Vereador sobre o por que da não remuneração dos membros dos conselhos.


Presidente da CAPP fez comentários sobre o que se deve fazer para melhorar a qualidade de vida por meio de projetos culturais e artísticos com foco para a geração de renda, e o melhoramento sócioeconômico das populações de Cabedelo como um todo.


Upiraktan Santos da Comissão de Organização Social, fez comentários e orientou os trabalhos para dar maior dinamismo e objetividade na formulação das propostas apresentadas pela comissão.

Presidente de Associação Comunitária e Representante do Sindicato dos Funcionários de Cabedelo também fizeram suas propostas para elaboração do texto dentro dos eixos apresentados.

Ernesto e Jaêmio Carneiro descontraídamente durante o intervalo para o coffee break.

José Francisco Régis – Prefeito de Cabedelo, falou sobre as questões que dificultam um melhor entendimento entre o poder público, as associações e entidades de classe, bem como as dificuldades naturais que temos em nosso município.

Wellison Araújo Silveira – Gerente Regional do Patrimônio da União na Paraíba – representando o Gov. Federal falou sobre a sua felicidade em poder ver uma conferencia com um nível de qualidade humana em sua representatividade nas diversas áreas, e resaltou que embora o teatro não estivisse lotado a qualidade das pessoas presentes e o nível em que foram colocados os problemas e as propostas são um orgulho, ja que a conferencia é obrigatória e que muitos municípios ainda não realizaram.


Yuri Silva – Palestrante convidado da Associação dos Geógrafos do Brasil foi uma pessoa de grande importancia dentro da conferencia pelo seu dicernimento e capacidade profissional.


Bolão - Prefeito do Município de Lucena falou com humildade sobre as grandes dificuldades que enfrenta, na administração de um município que tem menos de 3.000 habitantes e grandes problemas com infra estrutura básica, além dos entraves burocráticos com as relações com os poderes Estaduais e Federais.
Vale aqui salientar a sua presença durante toda a conferencia, discutindo e apontando soluções para algumas questões polêmicas, sua presença de espírito, humildade e simplicidade
mostraram na prática que não se pode ter apoio popular com estrelismo e estando ausente das discurções que são importantes para a população de qualquer município.



José Francisco Régis, Prefeito de Cabedelo em conversa descontraída com o apresentador do evento.


Parte da Plenária
FOTOS DO ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO E
ENCERRAMENTO DA CONFERENCIA






Esperamos que os resultados dos nossos esforços possam ser bem defendidos por nossos representantes eleitos para este fim.


DISCURSO E PROPOSTAS DA CAPP
Bom Dia Senhoras e Senhores

É com grande prazer que estou aqui hoje na:
Quarta Conferencia Nacional das Cidades

Sou Fred William Artista Multimídia e Presidente da CAPP – Comunidade Associada Portal do Poço.
Esta Entidade foi reformulada pois, já existia com outro nome há mais de sete anos e até a minha posse , há pouco mais de duas semanas, estava inativa com o nome de AMPOP.
É isso acontece em muitos setores sociais, em que se organizam associações que não atuam, ou não tem poder de decisão, pela falta real de mobilização popular.
Cabedelo é um Município que tem todas as potencialidades necessárias para ser exemplo nacional de urbanização e desenvolvimento sustentável.

A grande pergunta é por que isso não acontece de fato?
O que é preciso para que isso se torne uma realidade?

Somos em alguns momentos do Ano o segundo município em arrecadação de impostos, passando de Campina Grande.
Temos um litoral belíssimo com singularidades que são referencia mundiais a exemplo de Areia Vermelha e a Praia do Jacaré.
Temos um Rio com um local que é ponto de parada obrigatória para navegantes do mundo inteiro.
Não vim aqui hoje para salientar o óbvio, mas para propor soluções, pois criticas negativas todos fazem e segundo posso observar, aqui em Cabedelo isso não faz muito efeito.
Assim sendo, pude entender que já basta de sermos contra isso, ou aquilo, lutar contra isso ou aquilo, já basta de tanta desarmonia e confusão.
Devemos navegar em um sentido contrário a essa corrente normalista e condicionada que só nos divide e empobrece.
Devemos agora, lutar a favor do que pode ser, do que realmente importa, ou seja: o nosso desenvolvimento e o nosso próprio crescimento individual e consequentemente coletivo.
Devemos trabalhar para desenvolvermos um pensamento comum de evoluir e não de prejudicar.
Acredito fielmente que dessa forma estaremos atraindo até mesmo aqueles que são contra, pois esses vão poder observar que ficando do lado oposto aos nossos anseios, vão secar como um arbusto que não recebe nem água nem sombra de lado algum.
Trabalhar para mostrar competência, cada um em sua área de atuação, para cada vez menos depender desse, ou daquele setor de governo, e assim com projetos viáveis socialmente e economicamente falando, os poderes vão ter que apoiar, pois não é de bom tom desprezar ações populares que despertam o interesse geral e geram notícia.
Acredito que agindo assim poderemos crescer com os programas que estão sendo reivindicados para o nosso município como a Campanha do ZAP, entre outras ações que estamos desenvolvendo em nível de projetos Artísticos e Culturais para Cabedel,o que vão envolver Empresas e a Comunidade como um todo.
Caso ainda não tenham cadastrado sua Entidade na Capp, procurem a nossa secretária e façam isso, pois assim estaremos mais perto uns dos outros para traçarmos metas de trabalho e ações produtivas para todos os que queiram verdadeiramente trabalhar para construir um futuro mais digno e que possamos verdadeiramente nos orgulhar.
PROGRAMAS E PROJETOS DA CAPP

Apesar de estarmos de fato e de direito atuando há apenas 16 dias, nossa entidade atua de fato desde 2007 criando e desenvolvendo propostas para João Pessoa e Cabedelo que possam melhorar a nossa visibilidade perante o cenário nacional com projetos relevantes nos campos da:
- Comunicação Visual;
- Publicidade;
- Projetos de Eventos Artísticos e Culturais a exemplo:
- Passarela da Fama: exaltar os grandes nomes de nossa arte para o turismo mundial atraindo mais interesse para a visitação no local;

- Viva Folia: projeto dentro dos moldes das prévias de carnaval com o diferencial de que são as grandes Empresas que formam seus blocos para difundirem suas marcas e produtos e assim apoiarem os blocos tradicionais existentes e a cultura local como um todo em quatro dias de festa;

- Ilha Digital: programa de inclusão digital que esta sendo articulado em parceria com a ANID – Associação Nacional de Inclusão Digital que vai além de implantar Cursos de Informática, Computação Gráfica, Birôt de Serviços, e Assistência Técnica, implantaremos um sistema de sinal para internet que facilitará o acesso muitas vezes difícil, e outras vezes caríssimo de empresas que exploram esse serviço excencial para o desenvolvimento social.

- Construção de uma sede com capacidade para promover eventos e oficinas de trabalho com cursos para vários segmentos profissionais;

- Criação de muitos produtos e serviços para gerar emprego e renda em diversos setores da nossa economia;

Tudo isso já pronto para ser colocado em prática, faltando agora que possamos viabilizar de forma prática com a divulgação das nossas propostas e a adesão de pessoas interessadas em realmente fazer a diferença junto de quem pensa, não em política partidária, mas em um movimento de unificação popular por meio de ações práticas e lucrativas, que gerem renda e estabilidade para nossas famílias, junto com ações culturais e estimulando a nossa participação em movimentos artísticos sérios.

-No campo da infra-estrutura estamos realizando estudos técnicos para mostrar aos poderes públicos nas três estâncias do poder como e por quanto se pode fazer uma sistema de drenagem das águas das chuvas que nos prejudicam todos os anos, impedindo nosso desenvolvimento contínuo.

Isso é a CAPP – Comunidade Associada Portal do Poço, uma entidade que pensa na promoção social e faz com o apoio de todos os que sabem ser este o caminho para um desenvolvimento sustentável, que pode vencer os entraves políticos e ocasionais por meio do interesse popular.

E muitas outras ações estão sendo organizadas para serem postas em prática, tudo é uma questão de tempo e trabalho.

Muito Obrigado.












FORMAÇÃO DA MESA
Upiraktan Santos – Comissão de Organização Social;
Maria de Lourdes Amaral Botelho Luna – Secretária de Habitação de Cabedelo;
Welington Brito- Representante da Câmara dos Vereadores de Cabedelo
José Francisco Régis – Prefeito de Cabedelo;
Ana Maria Bezerra da Nóbrega – Secretária de Planejamento de Cabedelo;
Wellison Araújo Silveira – Gerente Regional do Patrimônio da União na Paraíba – representando o Gov. Federal;
Darlouza Braga: eleita presidente da Agencia de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba em 10 de fevereiro de 2010 ;
Ronilson Jose da Paz: Presidente do Ibama/PB
Yuri Silva – Palestrante convidado – Associação dos Geógrafos do Brasil;
José Gomes Ramos Viana – Representante do Sindicato dos Operários Serviços Portuários da Paraíba;
Presentes também:
Osvaldo Carvalho: Presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina.
Marcelo Lima: Presidente do Birô e Coordenador da Fengaes - Federação das entidades não Governamentais da Paraiba;

A Coordenação do Evento ficou com uma parceria entre a Federação das Organizações não Governamentais do Estado da Paraíba e da Prefeitura de Cabedelo.




Ao termino dos debates foram eleitos cinco delegados com o mesmo número de suplentes para representar o Município de Cabedelo e três com seus respectivos suplentes o Município de Lucena
Cabedelo

Titulares:Maria de Lourdes do Amaral Botelho Luna ( Poder Publico Municipal );
José Marques (ACICA);
Manuel Ferreira ( Associação Comunitária de Camalaú);
José Marcelo Lima ( Federação das Entidades não Governamentais da Paraíba);
Professor Jaêmio Carneiro (Agencia de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba

Suplentes:Silvino Cezar ( Prefeitura Municipal);
Maria Ducinéia (Espaço Cidadão – Família em Ação);
Diego de Azom (Associação Comunitária de Cabedelo);
Carlos Antonio de França ( Associação Comunitária de Camboinha);
Fred William (Comunidade Associada Postal do Poço);

Lucena

Titulares:
Marcelo Pimentel de Oliveira(( Poder Publico Municipal );
Antonio Bezerra da Silva ( Associação Comunitária de Costinha);
Maria Ernestina (Associação Comunitária de Lucena);

Suplentes:Andréa Carrier,
Mauricelia Barbosa
Paulo Morais.

Autoridades presentes


Estiveram presentes os vereadores Jonas Pequeno, Benival Severo, Lucas Santino, João Góes, Valmir Prascidelli e Pietro Mignozetti.
Os secretários municipais Gelso Lima ( Saúde), Ana Maria Bezerra da Nóbrega(Planejamento) e Maria de Lourdes do Amaral Botelho Luna (Habitação) e Jorge Lapas (Governo);
O vice-superintendente da Companhia Docas da Paraíba e ex - prefeito, Edézio Rezende; os secretários municipais Gelso Lima (saúde), Ana Maria Bezerra da Nóbrega (Planejamento), Maria de Lourdes do Amaral Botelho Luna (habitação) e Jorge Lapas (Governo); O presidente do Sindicato dos Marítimos do Estado da Paraíba, Carlos Augusto Dantas de Oliveira, Ernesto Batista Filho, presidente da ACICA, Oswaldo Carvalho (Fundação Fortaleza de Santa Catarina) Sandro Alex representando o Conselho Municipal de Saúde, Fred William da Comunidade Associada do Portal do Poço, secretários municipais, dentre outros.
As propostas da CAPP foram muito bem apreciadas e recomendadas pela Coordenação da Conferencia para ser apresentada ao Prefeito de Cabedelo, já que são projetos de interesse popular, que envolvem a Arte e a Cultura do Estado como um todo.

Outras propostas surgiram para a CAPP, tais como:
- Um local, recém construído, ao lado da residência do Presidente da CAPP para eventos da mesma.
- A parceria com uma Federação do Terceiro Setor para implantar uma rede social para divulgação e elaboração de projetos artísticos e culturais.
- Despertou o interesse de empresário para conhecer os programas da CAPP com relação aos projetos Culturais e Sócio/Econômicos que foram citados durante o discurso de FRED na Conferencia.
- Foi cogitada a criação de uma União das Associações Comunitárias, articuladas pela Comissão de Organização Social, tendo a CAPP como núcleo de agregação popular;
- Finalizando dentre todas as entidades a CAPP por meio de seu Presidente irá representar o nosso Bairro e o nosso Município como Suplente do Delegado Jaêmio Carneiro, Presidente da Federação das Organizações não Governamentais do Estado da Paraíba, portanto estaremos respaldados e bem representados na Conferencia Estadual para defender os interesses de nossa comunidade.

Problemas como:


Foi distribuido cartões da CAPP e apresentadas propostas, que vão estar na íntegra para avaliação da primeira representação de nossa comunidade em um evento de âmbito Nacional que vai decidir o encaminhamento das ações dos Governos nas três esferas do Poder Público para o nosso Bairro, nosso Município e o nosso Estado.



A CAPP – Comunidade Associada Portal do Poço, levou sua representação por meio de seu Presidente, o Artista Multimídia Fred William, sua Primeira Secretária Márcia Dutra e David Maia, Diretor de Promoção e Marketing.

Maria de Lourdes Amaral Botelho Luna – Secretária de Habitação de Cabedelo Abriu os discursos de apresentação da Conferencia resaltando a importancia do evento para o município e algumas das ações da prefeitura para cumprir com o seu papel perante a comunidade de nosso município.


A Conferencia discutiu e apresentou propostas que vão ser levadas para aprovação na Conferencia Estadual e daí formatar o documento que irá para a Conferencia Nacional.

Estavam presentes as mais expressivas autoridades locais, estaduais e federais, bem como representantes das associações comunitárias de cultura e sociais, sindicatos e representantes da sociedade civil organizada.

Um Evento de importância estratégica fundamental para os municípios, estados e para o Brasil como um todo.